Ex-vereador de Uberlândia e ex-deputado estadual Felipe Attiê é nomeado presidente da Funed

O ex-vereador de Uberlândia e ex-deputado estadual Felipe Attiê foi nomeado presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Ligada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Fundação constitui o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas junto à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), à Fundação Hemominas e à Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).

Fundada em 1907, a Funed é referência na pesquisa científica a partir de venenos de serpentes, escorpiões e aranhas. Reconhecida como importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais, a Fundação terá orçamento de R$ 776,7 milhões previsto para este ano e um quadro profissional de 1,1 mil colaboradores, entre servidores efetivos, contratados e terceirizados.

Felipe Attiê foi nomeado, para a presidência da Funed nesta segunda-feira (27). Até então, o ex-deputado estadual estava à frente da Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Subinova), cargo para o qual havia sido nomeado pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo) em julho de 2021.

“Nossa meta é que a Funed, em quatro anos, seja uma referência nacional assim como é a Fiocruz e o Butantã, para ajudarmos a saúde dos mineiros e brasileiros. Vamos valorizar nosso maior patrimônio, os nossos talentos humanos”, disse Attiê em uma publicação feita em suas redes sociais.

“Queremos um setor de pesquisa forte e um complexo industrial estratégico para Minas Gerais e o nosso Brasil. O Governo de Minas acredita nos nossos recursos humanos e na ciência, tecnologia e inovação para termos uma saúde cada vez melhor”, completou o novo presidente da Funed.

Graduado em Economia e Administração, Felipe Attiê especializou-se em Novas Tecnologias Aplicadas à Administração Pública pela Georgetown University, em Washington DC, em 2001. Foi vereador por cinco mandatos em Uberlândia. Em seu quarto mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria Municipal de Habitação uberlandense, entre 2009 e 2012. E em 2014, foi eleito deputado estadual.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile