O apartamento funcional destinado à deputada Dandara Tonantzim (PT), em Brasília (DF), está sendo ocupado irregularmente pelo deputado Augusto Pupio (MDB-AP) desde o ano passado. O problema se agravou quando, em janeiro deste ano, Pupio passou a ocupar o imóvel que pertencia à deputada Profª. Marcivânia (PCdoB-AP), que não se reelegeu e passou a chave diretamente ao deputado, o que também é irregular.
De acordo com o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, o parlamentar do MDB recebeu auxílio-moradia no valor de R$ 4.253 no mês de fevereiro. A deputada Dandara divulgou em suas redes sociais ofício da quarta Secretaria da Câmara, responsável pela distribuição dos imóveis, que autoriza a sua estadia durante o mandato. No entanto, ela não pode ocupar o apartamento até que o deputado Pupio libere o local.
A quarta Secretaria considerou a questão resolvida, já que o deputado aceitou se mudar para outro imóvel funcional. Porém, a deputada Dandara segue sem perspectivas de ocupar o apartamento destinado a ela, pois, segundo a assessoria de Pupio, a saída do deputado do apartamento funcional só deve ocorrer em abril porque o parlamentar espera a indicação de um novo imóvel para morar.