O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon publicou nesta sexta-feira, 31, recomendação aos supermercados de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, sobre a maionese da marca Fugini. Na última quinta-feira, 30, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determinou o recolhimento de lotes da maionese da Fugini.
Foi determinado o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.
A diretora do Procon, Camila Soares, ressaltou que a Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso dos referidos lotes da maionese produzida pela empresa. “Foram identificadas falhas graves de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras, que podem impactar a qualidade e a segurança do produto final”, disse.
Portanto, os estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem comercializar ou consumir os alimentos. O descumprimento da recomendação acarretará a adoção de medidas administrativas e judiciais.