A Polícia Civil, através da Inspetoria da 1ª Delegacia Regional e da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com o apoio dos Policiais da 2ª DP, desencadeou uma operação que iniciou-se por volta das 16h30 de quinta-feira (20) e se estendeu por toda a madrugada até a manhã de sexta (21).
A operação teve início no acionamento da Inspetoria pelo Delegado Regional, Dr. Gustavo Anai, no sentido de dar apoio ao Delegado de Crimes Rurais de Frutal, Dr. Fabrício Oliveira Altemar, no tocante a averiguação de um possível Leilão na região de Uberlândia onde teriam sido descarregados dois caminhões de gado proveniente de um roubo em Frutal.
Assim, a Inspetoria noticiou o fato ao Delegado Rogério Martinez, Titular da Delegacia de Repressão à Crimes Rurais de Uberlândia, que já disponibilizou sua equipe para se unir à equipe da Inspetoria para iniciarem os levantamentos.
Após várias diligências nesse sentido, a equipe não encontrou indícios de que o gado estaria de fato nesse Leilão, notando assim que essa não seria a linha correta. Portanto, a equipe decidiu por seguir uma linha investigativa diferente e, após alguns levantamentos, localizou os dois caminhões utilizados no delito, bem como seus dois proprietários, que indicaram o local onde teriam desembarcado o gado.
De posse da informação, a equipe seguiu até o referido local de desembarque e encontrou treze (13) reses daquelas subtraídas na ação criminosa em Frutal.
Assim, ambos os veículos foram apreendidos, juntamente com os aparelhos celulares dos proprietários que, logo após, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Uberlândia, juntamente com o material apreendido.