Nesta quarta-feira (3), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, oficializou a posse da nova chefe da Polícia Civil do estado, a delegada-geral Letícia Gamboge Reis, em uma cerimônia na Cidade Administrativa. Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Superior da instituição.
Durante seu discurso, Zema destacou a importância da modernização e melhoria da Polícia Civil, ressaltando que essa é uma continuação dos avanços que foram alcançados nos últimos quatro anos. Ele afirmou que a instituição deve ter autonomia e independência para ficar blindada de interferências externas e que é dever do Estado respeitar a Polícia Civil, que é do povo mineiro.
Letícia Gamboge Reis, que está na PCMG desde 1997, é formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. A nova delegada-geral já ocupou cargos estratégicos na instituição, como a direção do Instituto de Identificação de Minas Gerais e a coordenação do Projeto Mediar, de mediação de conflitos da Polícia Civil. Antes de assumir o cargo de chefe da PCMG, Letícia Gamboge Reis era a chefe do Departamento Estadual de Investigação de Homicídio e Proteção à Pessoa.
Em seu discurso de posse, a nova chefe da Polícia Civil ressaltou a importância da integração das forças de segurança para a consolidação de um ambiente propício à atração de investimentos e à geração de emprego e renda para os mineiros. Ela afirmou que a Polícia Civil de Minas Gerais está sempre pronta para proteger a cidadã e o cidadão mineiros e que a criminalidade nunca terá vez no estado.
Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Superior da instituição: o corregedor-geral, Reinaldo Felício Lima; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Júlio Wilke; o chefe de Gabinete, Frederico Raso Lopes Abelha; a diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), Yukari Miyata; o superintendente de Informações e Inteligência Policial, Antônio Junio Dutra Prado; o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Hugo e Silva, o delegado assistente da Chefia, Aloísio Daniel Fagundes; e o inspetor-geral de Investigadores, Cláudio Rosa David.