Nesta quinta-feira (4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Militar (PM), deflagrou a operação Tabuleiro: Fase Xeque, visando desmantelar uma quadrilha suspeita de praticar diversos crimes, incluindo homicídios, tortura e tráfico de drogas na região de Patos de Minas e Vazante. A ação resultou no cumprimento de 41 mandados de busca e apreensão, culminando na prisão de quatro pessoas em flagrante.
As investigações da PCMG começaram há cerca de oito meses e apontaram indícios de que vários indivíduos estariam integrados em uma organização criminosa na cidade, cometendo crimes graves. Por isso, a PCMG representou ao Poder Judiciário pela expedição dos mandados de busca e apreensão, que foram deferidos.
Durante as buscas, as equipes policiais apreenderam drogas, balança de precisão, arma de fogo, dinheiro e celulares, com emprego de cães. O nome da operação é uma referência ao primeiro movimento realizado pela PCMG em Patos de Minas, com o apoio da PM, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade, com o propósito de combater criminosos que integram e praticam crimes diversos em nome da organização criminosa, colocando em xeque as atividades ilegais, em uma iniciativa que será seguida de outras ações de investigação.