Na última segunda-feira (8), o vereador Renato Moura usou a tribuna da Câmara Municipal para defender a implantação da tarifa zero no transporte público de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. O político afirmou que a medida é fundamental para garantir o acesso dos mais carentes ao transporte público e que o município tem recursos para implantar o projeto.
Segundo Renato Moura, a próxima semana marca a abertura do processo de licitação para o transporte público da cidade, o que torna o momento propício para a adoção da tarifa zero. “Temos que pensar nas pessoas mais carentes da nossa cidade, a tarifa zero é fundamental”. Afirmou o vereador.
Atualmente, o estado de Minas Gerais é o segundo com o maior número de cidades que adotaram a tarifa zero, com um total de 12 municípios. A ideia é que a prefeitura arque com as passagens dos usuários, pagando os valores à empresa responsável pelo transporte público de acordo com a quilometragem rodada.
O modelo de transporte gratuito já é adotado em pelo menos 67 cidades brasileiras, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), atualizado em março de 2023. A medida é vista como uma forma de garantir o direito de ir e vir das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade econômica.
Com a defesa do vereador Renato Moura, a discussão sobre a implantação da tarifa zero no transporte público deve ganhar destaque no debate político, podendo influenciar as decisões tomadas pelo poder público municipal.