A Prefeitura de Uberlândia tornou-se apoiadora do evento promovido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal, ocorreu a apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), com a presença de diversas autoridades, que compartilharam informações sobre o serviço de mediação e conciliação sediado em Belo Horizonte (MG).
O Compor tem como objetivo principal a implementação, adoção e estímulo de métodos de autocomposição, como negociação, mediação, conciliação e práticas restaurativas. Na prática, o serviço busca encontrar caminhos para a resolução de conflitos, evitando a judicialização, que pode prolongar a solução dos impasses.
“Nós estamos apresentando uma face importante do Ministério Público, que é a política de conciliação e mediação, com o intuito de evitar a judicialização. Muitas vezes, as partes prolongam as demandas, pois falta espaço para dialogar e chegar a um entendimento. Nestes momentos, o Compor tem promovido soluções sem punições, em vez de recorrer às ações judiciais”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.