Nesta quarta-feira, dia (21), o Banco Central divulgou o cronograma de implementação do Pix Automático, uma nova função que possibilitará pagamentos recorrentes por meio do sistema de pagamentos instantâneos Pix. Essa nova funcionalidade, que abrangerá pagamentos de contas de serviços públicos e assinaturas de streaming, tem previsão de lançamento para abril de 2024. O Pix Automático será gratuito para o pagador, mas as empresas poderão aplicar tarifas no recebimento, assim como nas outras modalidades do Pix.
A implementação do Pix Automático seguirá um cronograma detalhado. Entre este mês e agosto, ocorrerá a fase de especificação, na qual serão estabelecidos os requisitos técnicos e operacionais necessários. Em setembro, estão previstas a publicação das regras e as mudanças no regulamento do Pix, bem como a elaboração de manuais para orientar os participantes. De outubro a fevereiro, será realizada a etapa de desenvolvimento dos sistemas. Por fim, em março, ocorrerão os testes para garantir a eficiência e a segurança da funcionalidade.
O cronograma do Pix Automático foi aprovado durante uma reunião do Fórum Pix, um comitê consultivo permanente que coordena diversos agentes do mercado. O Banco Central informou que empresas de qualquer segmento e porte que necessitem realizar pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto. Dentre elas, estão incluídas empresas de serviços públicos (energia, telefonia, etc.), seguradoras, instituições de crédito, escolas, academias, condomínios, serviços de streaming, clubes de assinatura e muitos outros.