Nesta quinta-feira (29), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional, deflagrou uma operação visando desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes na cidade de Uberlândia. A quadrilha utilizava documentos falsos para abrir empresas fantasmas e, com base nesses documentos fraudulentos, aplicava golpes em dezenas de vítimas.
A ação para desmantelar a organização criminosa foi iniciada após investigações coordenadas pelo delegado regional, Dr. Gustavo Abrahão Anaí. O Poder Judiciário expediu mandados de busca e apreensão, e os policiais civis se dirigiram a diversos endereços nos bairros da cidade para apreender materiais que serão utilizados como provas nos inquéritos policiais em andamento. Durante a operação, foram confiscados computadores, notebooks, telefones celulares e cartões, os quais passarão por perícia. Os responsáveis poderão responder pelos crimes de estelionato e uso de documento falso.
A operação recebeu o nome de “Dublê”, conforme explicou o delegado, em referência ao principal alvo da investigação, que utilizava documentos de pessoas com o mesmo nome ou sobrenome das vítimas. Essa prática facilitava a ação criminosa. Segundo Anaí, as investigações irão prosseguir, inclusive com o intuito de identificar outros envolvidos nessa prática delituosa.