- ANÚNCIO -

Saiba como foi o primeiro semestre do ano para o Programa AMIGOS

Nos últimos seis meses, oito novas propriedades rurais foram contempladas com a implantação do Programa AMIGOS

Redação Pontal
Foto: SAE

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Programa AMIGOS, instituído pela Lei Municipal nº 4.597 em Ituiutaba, tem como objetivo a proteção, recuperação, conservação e monitoramento das condições ambientais da bacia hidrográfica do Ribeirão São Lourenço. O programa visa melhorar a quantidade e qualidade da água do manancial, que é de grande importância para o abastecimento da população local, sendo a principal captação de água da Superintendência de Água e Esgotos (SAE) de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

O programa iniciou-se com a adesão de quatro propriedades rurais na região da bacia hidrográfica, cujos proprietários assinaram termos de ajuste com o Ministério Público. Após o início das atividades nessas propriedades, a SAE estabeleceu critérios para a seleção das próximas áreas a serem trabalhadas, visando aumentar a produtividade e avaliar a efetividade das ações.

Os critérios para o cadastramento no programa incluem a localização das áreas na mesma microbacia, a presença de nascentes, as condições de ocupação das áreas e a preservação das áreas de preservação permanente, entre outros fatores relevantes.

No primeiro semestre de 2023, as ações do programa foram intensificadas e oito novas propriedades rurais foram incluídas no programa, além das cinco que já estavam em fase de manutenção anual. Durante esse período, foram realizadas várias atividades, tais como o replantio de 260 mudas, construção de cercas ao redor de quatro nascentes (sendo uma perene e três intermitentes), construção de cerca ao longo do Córrego do Grotão, execução de aceiros nas cercas já existentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e plantio de mudas em comemoração à Semana do Meio Ambiente na Escola Municipal Bernardo José Franco.

Além disso, o programa dispõe de um viveiro com 21.236 mudas de 57 espécies diferentes, que são produzidas ao longo do ano e plantadas nos momentos adequados. Essas ações visam promover a restauração ecológica, a proteção dos recursos hídricos e a conscientização ambiental na região, contribuindo para a preservação do Ribeirão São Lourenço.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile