Nesta quarta-feira (26), a Polícia Civil de Uberaba efetuou a prisão de dois homens colombianos, de 24 e 26 anos, sob suspeita de praticarem agiotagem na cidade. Essa modalidade de crime é conhecida como “colombiana” ou “gota-a-gota” e envolve a oferta de empréstimos com juros exorbitantes, seguidos de cobranças abusivas.
Conforme a ocorrência, os suspeitos foram detidos no camelódromo local, onde supostamente estavam atuando na prática ilegal. A polícia acredita que eles tenham realizado empréstimos a pessoas vulneráveis e em troca, cobravam juros extremamente elevados, submetendo as vítimas a uma situação de endividamento insustentável.
Com a dupla de suspeitos, foram apreendidos uma quantia em dinheiro, cartões de empréstimos e celulares, que devem ser investigados para identificar outras possíveis vítimas e esclarecer o alcance da atuação criminosa. Segundo a PCMG, essa não é a primeira ocorrência do tipo na cidade, no último dia 13 outros dois colombianos foram presos pelo mesmo crime.