A primeira carga de lítio verde do mundo, produzida em Minas Gerais, deixou o país na data de ontem, quinta-feira, 27, rumo à China. São 30 mil toneladas do mineral que será refinado em uma fábrica na China, onde será transformado em Hidróxido de Lítio – que é usado na fabricação de baterias de carros elétricos.
Vale ressaltar que a China tem investido pesado na fabricação de carros elétricos e conta com grandes montadoras, como a BYD.
O lítio produzido em Minas Gerais leva o termo “verde”por não conter carbono, sendo sua exploração de menor impacto ao meio-ambiente. A mineração da remessa exportada foi feita pela empresa Sigma Lithium, que explora a mina Gruta do Cirilo, que fica localizado entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) acompanhou pessoalmente o envio da carga, ao lado do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB). Ambos estavam no porto de Vitória, no Espírito Santo, de onde partiu o navio. “É um marco para Minas Gerais, para oVale do Jequitinhonha e para o Brasil. Até a data de hoje, o Brasil não havia exportado lítio. A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, o metal da transição energética”, comemorou Zema.
“A Sigma é apenas uma das muitas que irão vender esse minério a todo o mundo. Essas 30 mil toneladas, em breve, serão milhões exportadas”, completou o governador.