No último domingo, dia 6, a guarnição da Polícia Militar da atividade de Meio Ambiente, localizada na cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, se deparou com um incêndio de grandes proporções em uma área de Cerrado nativo, canavial e resíduos de colheita de uma propriedade rural. O incêndio, que gerou uma coluna de fumaça visível à distância, também representou um risco aos condutores na BR 365 devido à visibilidade prejudicada.
A ação conjunta de várias entidades, incluindo a Polícia Militar (Ambiental), Corpo de Bombeiros, caminhões de combate a incêndios de usinas da região e produtores rurais, levou horas para controlar as chamas, abrangendo uma área estimada inicialmente em mais de 140 hectares. Há indícios de que o incêndio possa ter sido criminoso, e a Polícia Civil de Ituiutaba conduzirá uma investigação para esclarecer o ocorrido.
Com o início do tempo seco e baixa umidade do ar, incêndios e queimadas são comuns, apesar de campanhas educativas, orientações e fiscalizações ambientais. Causar incêndios é considerado Crime Ambiental, sujeito a pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multas.
Além dos danos à flora, a fumaça resultante afeta a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
A devastação causada pelo fogo também obriga animais silvestres a deixarem seus habitats em busca de alimento e abrigo. A comunidade é lembrada da importância de evitar práticas prejudiciais ao meio ambiente, para preservar a biodiversidade e garantir um ambiente saudável para todos.