BR-365, em Uberlândia, terá balança de pesagem na velocidade da rodovia

Equipamento de pesagem de precisão em velocidade da via será o primeiro do Brasil e começa a operar em regime experimental a partir de quarta-feira, 16

Sistema de Pesagem em movimento está instalado no Km 640 da BR-365, em Uberlândia-MGDivulgação - Ecovias do Cerrado

A Ecovias do Cerrado, concessionária que administra a BR-364 e BR-365, nos trechos que ligam Jataí-Go a Uberlândia-MG, anunciou que entrará em operação a primeira balança de pesagem em movimento do Brasil, na altura do KM 640 da BR-365, em Uberlândia.

Segundo a Ecovias do Cerrado, o sistema oferece vantagens tanto à concessionária e aos órgãos reguladores – como a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes – quanto aos motoristas profissionais, que não precisam mais fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem.

Em um primeiro momento, a balança entrará em operação em caráter experimental. Será o primeiro dispositivo do País que dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização. 

Com essa inovação, a pesagem do caminhão ou ônibus ocorrerá de forma automática e diretamente na via. Seu funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia e que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico vão identificar o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.

O Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, destaca que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum, que utiliza os PPVs, tem capacidade operacional reduzida porque depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade, usando até duas balanças para detectar a sobrecarga. A tecnologia que estamos implementando na Ecovias do Cerrado, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, diz.

O Gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária, Bruno Araújo Silva, enfatiza os benefícios trazidos pelo novo sistema.

“O excesso de cargas é um problema diretamente relacionado ao maior desgaste do pavimento e alguns tipos de acidentes, como tombamentos. Um sistema capaz de fiscalizar de forma direta todos os veículos de carga traz melhorias para a segurança viária e aos próprios transportadores, que passam a competir em um cenário mais justo em seu setor”, afirma.

Além da balança em Uberlândia, a Ecovias do Cerrado irá implantar, ainda em setembro, outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, e outras duas até o final do próximo ano.

Entenda como funciona o Sistema de Pesagem na velocidade da via

– Pórtico e sensores são instalados na rodovia

– Veículo passa sobre sensores, sem necessidade de reduzir velocidade

– Câmeras em pórtico escaneiam e identificam o tipo do veículo

– Mensagem em Painel de Mensagem comunica resultado da pesagem

Vantagens do sistema

– Monitoramento de todos os veículos pesados;

– Maior eficiência na fiscalização;

– Aumento na detecção de sobrecargas;

– Diminuição do desgaste da rodovia;

– Mais segurança viária; 

– Promoção da competição justa no setor de transportes.

*com informações da Assessoria de Comunicação – Ecovias do Cerrado

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1 Comentário
  • Parabéns pelo trabalho pena que ficou do lado contrário, caminhões que saem de todo pontal do triângulo mineiro pra descarregar em ,Uberlândia, levam muito excesso aqui de centralina com até 18 toneladas de excesso pra cargil ou pra ADM OU INTERFEST

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