Ministro da Justiça solicita investigação da Polícia Federal sobre apagão em 25 Estados e DF

A decisão foi tomada devido à necessidade de esclarecer o ocorrido, uma vez que ainda não existem elementos técnicos conclusivos sobre as causas do evento

Ministro da Justiça solicita investigação da Polícia Federal sobre apagão em 25 Estados e DFFoto: Reprodução / Depositphotos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou nesta quarta-feira (16) que requisitou à Polícia Federal que inicie uma investigação sobre o apagão que afetou o Distrito Federal e 25 estados brasileiros na terça-feira (15). A decisão foi tomada devido à necessidade de esclarecer o ocorrido, uma vez que ainda não existem elementos técnicos conclusivos sobre as causas do evento.

Flávio Dino divulgou a informação em sua conta no Twitter, explicando que a ação é justificada pela falta de claridade em relação às causas do apagão e que a possibilidade de atividades criminosas não está descartada. Ele compartilhou que “A providência é necessária em face da ausência de elementos técnicos, até o momento, que expliquem o que ocorreu. Assim, é prudente uma análise mais ampla, inclusive quanto à possibilidade de atos ilícitos.”

Anteriormente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, atribuiu o apagão a um “erro técnico”, que afetou cerca de 29 milhões de pessoas, ou um terço dos consumidores brasileiros. Rui Costa destacou que o Brasil atualmente possui uma folga na capacidade de abastecimento energético, com reservatórios cheios e uma produção abundante de energia solar e eólica. Ele reiterou que não há motivos para uma interrupção do sistema, destacando que os apagões ocorreram em períodos de crise energética no passado, o que não é o caso atualmente.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile