A Prefeitura de Uberaba confirmou o primeiro caso de febre maculosa em 2023, as informações divulgadas nesta quarta-feira (27). O paciente diagnosticado é um jovem de 25 anos, que apresentou sintomas como febre, náuseas, dor de cabeça, dor muscular e cansaço e foi até uma unidade de pronto atendimento no mês de agosto.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia transmitida pela picada do carrapato-estrela, que geralmente é encontrado em áreas de camping, parques, chácaras e fazendas.
Segundo relatos do jovem, ele teve contato com carrapatos enquanto realizava a limpeza de uma chácara próxima a Uberaba. Conforme informações do paciente, ele se recuperou sem apresentar sequelas.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Uberaba já notificou nove casos suspeitos de febre maculosa em 2023. Desses, quatro foram descartados, quatro estão em processo de investigação, sendo um deles confirmado como positivo. Todos os pacientes receberam tratamento médico adequado e se encontram em boas condições de saúde.
Para evitar novos casos da doença no município, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, enfatizou a importância dos cuidados para prevenir a febre maculosa.