O cenário epidemiológico no Brasil tem gerado preocupações devido ao reaparecimento de doenças anteriormente controladas, como a poliomielite. Uberlândia não é uma exceção a essa tendência alarmante. Devido a baixa cobertura vacinal no município, a prefeitura realizou nesta segunda-feira (30), um “Dia de Conscientização pela Vacinação” no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.
A estratégia de conscientização, liderada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal de Imunização e Atenção Primária, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, busca sensibilizar a comunidade para aumentar a cobertura vacinal na cidade, que atualmente está muito abaixo do recomendado. Segundo dados da secretaria, a média de cobertura vacinal está em 48,30%, um número preocupante, semelhante aos índices de 2016 e muito abaixo dos últimos anos, quando a média ultrapassava 80%. Essa situação reflete a tendência nacional, em que a cobertura vacinal é de apenas 47%. O Ministério da Saúde preconiza um mínimo de 95% de cobertura vacinal para manter a erradicação das doenças preveníveis por meio de vacinas.
Conforme o prefeito Odelmo Leão, há uma urgência de ação, afirmando: “Precisamos da ajuda de todos para mudar essa situação. É inadmissível que doenças preveníveis por vacina estejam ressurgindo. As vacinas estão disponíveis, são gratuitas e precisamos conscientizar toda a população sobre a importância de ampliar a cobertura vacinal.”
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde detalhou as estratégias para aumentar a cobertura vacinal na cidade. Isso inclui parcerias com a Secretaria Municipal de Educação para fornecer atestados de vacinação para matrículas e rematrículas escolares, formação de comitês municipais e locais, vacinação nas escolas das redes municipal e estadual, aplicação da metodologia do microplanejamento e um plano de comunicação e mobilização social. Em meio a reunião, o Programa de Imunização montou uma estrutura especial no saguão de entrada do Centro Administrativo para vacinar crianças.
O secretário de Saúde, Clauber Lourenço, enfatizou a importância da cooperação de todos: “Todos precisam estar envolvidos para reverter esse cenário de baixa cobertura vacinal. As vacinas salvam vidas, e recentemente vimos o quanto são essenciais para combater doenças. Fazemos um apelo à sociedade para se conscientizar e atualizar o cartão de vacina, especialmente das crianças e adolescentes.”
A Campanha de Multivacinação que está em andamento desde 23 de setembro, visa reforçar a atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes, que são parte do público-alvo mais vulnerável. Devem atualizar o cartão de vacina pessoas com idade entre 0 a menores de 15 anos.
Em Uberlândia, 19 vacinas estão disponíveis gratuitamente para proteger contra 28 doenças, incluindo a poliomielite, meningite, febre amarela, sarampo e HPV. O município conta com uma rede de 74 salas de vacina, com horários de atendimento estendidos em algumas unidades para facilitar o acesso da população.