Uberlândia enfrenta uma das mais intensas ondas de calor registradas na cidade, com os termômetros atingindo até 39 ºC no último fim de semana.
As elevadas temperaturas têm contribuído para um aumento significativo no consumo de água, levando o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a alertar sobre o recorde de consumo observado nos últimos dias.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a média diária recomendada de consumo de água é de 110 litros por pessoa.
Em Uberlândia, essa média já é consideravelmente mais alta, alcançando um consumo médio per capita de 259,5 litros.
Contudo, durante o último fim de semana (11 e 12), o consumo médio chegou a 307,86 litros.
No domingo (12), foi registrado um recorde de 320,40 litros por habitante, quase triplicando a recomendação da ONU.
Apesar desse consumo acelerado, o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, assegura que não há risco de desabastecimento na cidade.
Ele destaca que as três Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Uberlândia estão tratando aproximadamente 4.000 litros de água por segundo, o que é suficiente para abastecer todas as caixas d’águas das residências.
No entanto, ressalta a possibilidade de interrupções temporárias no abastecimento devido a manutenções e outros fatores, alertando que casas sem reservatório doméstico podem ficar temporariamente sem água em tais situações.
O direcionamento para um consumo consciente é enfatizado.