Nesta quarta-feira (14/11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Minerva para desarticular uma organização criminosa envolvida em golpes relacionados à venda de maquinários agrícolas. O esquema operava na capital e na região norte de Minas, causando um prejuízo estimado de R$ 8 milhões.
Na operação, os policiais cumpriram quatro mandados de prisão e dezesseis mandados de busca e apreensão em cidades estratégicas, como Ituiutaba, Iturama e Frutal, no Triângulo Mineiro. A ação também se estendeu aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo Ponta Porã, na divisa com o Paraguai.
Equipes da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI) e Belo Horizonte estão em Ituiutaba e contaram com o apoio de equipes locais para o cumprimento dos mandados judiciais.
A organização criminosa atuava com astúcia, visando enganar vítimas no mercado de maquinários agrícolas. O prejuízo acumulado, aproximadamente R$ 8 milhões, destaca a amplitude das atividades ilegais do grupo.
As investigações continuam, e novas informações podem surgir à medida que a apuração detalhada do esquema fraudulento desarticulado pela Polícia Civil se desenvolve.