- ANÚNCIO -

Lavita amplia atuação e se posiciona em todos os ramos da energia sustentável

Companhia completa dois anos criando um ecossistema de negócios completo e inovador

Foto: Lavita

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Completando em 2023 dois anos de atuação a Lavita Energia amplia sua área de trabalho avançando sobre todos os segmentos da energia sustentável. Aumento a abrangência de sua operação para muito além do segmento de energia solar, a empresa iniciou um trabalho sólido e consistente que envolve toda cadeia da energia limpa. “Não é uma moda. E muito menos algo que tem a ver apenas com a energia solar ou a economia na conta de luz. É uma necessidade da sociedade para sua preservação. A oportunidade de oferecer soluções para isso virou o propósito da Lavita”, diz o co-fundador da empresa Jackson Vilarinho.

Surgida em 2021 da união de três visionários de setores diferentes, a Lavita uniu as expertises de negócios dos empresários Adão Oliveira, da Minas Grãos, empresa referência na compra venda de commodities; Pedro Paulo Pina Ferreira, CEO da Inconew, empresa modelo e arrojada do setor da construção civil em Uberlândia e Jackson Vilarinho, Empresário da Villares Energia Solar, pioneira nesse segmento na região. “Pra nós foi a união perfeita de conhecimentos que se complementaram para formar um negócio novo”, comenta Adão.

A origem

Iniciada com o desenvolvimento de projetos focados na geração de energia solar a partir de placas fotovoltaicas em fazendas solares, a Lavita logo reconheceu o potencial ainda maior de oferecer inovação quando o assunto é energia. “ Definimos nosso negócio com a meta de sempre trazer novas soluções sustentáveis. Isso nos conduziu a especializar nossa atuação na entrega de soluções para a geração de energia, a formação de parcerias público-privadas, a atuação com créditos de reciclagem e de carbono e a mobilidade urbana”, nos conta o gerente comercial da empresa Wilson Vieira da Cunha.

Arte ecossistema de negócios – da apresentação

“Com essa atuação o consórcio de energia Lavita chega a 2023 com mais de 120 usinas, sendo elas próprias e de parceiros, espalhadas por quase todo o território nacional totalizando mais de 420 MWp. São quase 30 mil clientes atendidos mensalmente nesse modelo que oferece um desconto na fatura de energia que chega até 30% de economia sem nenhuma necessidade de investimento por parte do usuário. Mas nossos planos são mais ousados, visando atender todo o território nacional ainda em 2024”, comenta Júlio César gerente comercial da Lavita GD, braço da empresa responsável pela efetivação dessas parcerias.

Mobilidade Urbana: ser a referência para um mercado em forte expansão

A Lavita iniciou recentemente sua operação focada na oferta de soluções para a mobilidade urbana elétrica. Esse é um mercado que já se materializa em 3.200 postos de recarga espalhados pelo país. E isso só tende a crescer. Hoje no Brasil a frota de carros híbridos ou 100% elétricos soma 106 mil veículos (com motores híbridos, a combustão e elétricos) e 157 mil se considerarmos aqueles que são apenas elétricos. Os chamados “plug-ins”. Só em Minas Gerais são 11 mil, 251 deles em Uberlândia (dados de julho de 2023 – fonte: Neocharge). “De janeiro a agosto deste ano o mercado emplacou 49 mil carros elétricos. Esse número é 76% maior que o do mesmo período de 2022. É um caminho sem volta. Seja pelo potencial do mercado, seja pela consciência ambiental cada vez mais forte”, diz o gerente da empresa, Wilson Cunha.

E para aproveitar essa tendência a Lavita apresentou um plano ousado e que contará com um investimento de 50 milhões de reais nos próximos anos. “Nós escolhemos 22 rotas rodoviárias no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Vamos atender essas rotas com a criação de postos de recargas rápidas. Algumas delas, como a que liga Uberlândia a Natal, no Rio Grande do Norte, terá 16 postos de recarga. Uma a cada 200 quilômetros. Vamos ser a referência para a demanda desse mercado”, comenta Pedro Paulo Ferreira com entusiasmo sobre a meta de escrever a história da mobilidade elétrica no Brasil.

Uma ampliação que contará com parceiros

E para um plano tão ousado assim a Lavita já estabeleceu em seu ciclo de negócios o desenvolvimento do modelo de franqueados para garantir a rápida expansão do produto. “Esse não é um jogo que faremos sozinhos. Estamos falando de sustentabilidade, mobilidade, responsabilidade social e ambiental. São desafios que não serão vencidos sem boas parcerias. Para isso vamos formar uma rede e atrair investidores e franqueados para ganharem juntos conosco”, comenta Adão Oliveira.

Com esse projeto e outros incluídos do plano de negócios da Lavita a empresa se prepara para uma atuação nacional, estudando o mercado e direcionando ações que moldarão o mercado de energia do futuro próximo.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile