- ANÚNCIO -

Governo vai gastar cerca de R$8 milhões para blindar os vidros do Palácio do Planalto

Ação de segurança é em resposta aos ataques de 8 de janeiro, onde apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro, depredaram o local

Matheus Carvalho
Imagem: Ilsutração / Agência Brasil

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está planejando substituir os vidros do Palácio do Planalto, em Brasília, por material blindado. Essa medida, sugerida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, tem como intuito reforçar a segurança do edifício após os eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Os vidros à prova de balas serão instalados no térreo do prédio, com um custo estimado em R$ 8 milhões, de acordo com fontes do governo. O GSI considera essa mudança como um reforço de segurança simples, porém eficaz, visando prevenir futuras invasões e depredações do Planalto, como ocorreram durante os ataques extremistas.

No entanto, a blindagem está sujeita à autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o Palácio do Planalto é um patrimônio tombado. A assessoria da Presidência informou que o GSI está em busca da aprovação do Iphan para a realização da mudança, mas ainda não há uma previsão para o início da reforma.

No episódio de 8 de janeiro, os apoiadores bolsonaristas conseguiram furar, com pouca ou nenhuma resistência da Polícia Militar (conforme evidenciado por vídeos do dia), o bloqueio de segurança, invadindo não apenas o Palácio do Planalto, mas também o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Quanto ao evento planejado para 8 de janeiro, Lula anunciou em 20 de dezembro que realizará uma cerimônia com a participação dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Supremo, Luís Roberto Barroso, além de ministros de Estado. O ex-presidente também mencionou que convidará todos os governadores. Contudo, governadores alinhados à oposição já adiantaram que não poderão comparecer, mesmo antes de receberem os convites do Planalto.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
1 Comentário
  • Mas um jeito de desviar dinheiro público isso é que dar colocar a raposa 🦊 pra vigiar o galinheiro só não ver quem continua se fazendo de cego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile