Uma placa foi vista no Bairro Nova Ituiutaba, em Ituiutaba, no último fim de semana. A placa indica o local onde serão as obras da nova sede do Boa Esporte Clube.
A placa mostra que as obras serão realizadas em um terreno de 20 mil metros quadrados. Os conjuntos Nova Ituiutaba ficam localizados em uma área atrás do Parque do Goiabal, na zona sul de Ituiutaba. O antigo Estádio da Fazendinha, patrimônio do clube, foi vendido recentemente para a rede Supermercados BH, que pertence a Pedro Lourenço, um dos sócios da SAF do Cruzeiro, ao lado de Ronaldo.
Ainda não há informações sobre o cronograma das obras ou a data prevista para a inauguração da nova sede.
O Boa Esporte está atualmente em Varginha, município no sul de Minas Gerais, para onde se transferiu em 2011, após conseguir acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.
O clube ainda não anunciou quando, e se realmente, voltará para Ituiutaba.
A instalação da placa é um sinal de que o Boa Esporte está avançando nos planos de construção de sua nova sede em Ituiutaba. Caso seja concretizada, será um importante passo para o clube, que busca se reestruturar e voltar a ser protagonista do futebol mineiro.
Ainda não há informações sobre o cronograma das obras ou a data prevista para a inauguração da nova sede. No entanto, a expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda em 2024.
A volta do Boa Esporte para Ituiutaba, caso se concretize, também é uma boa notícia para a cidade. O clube é um importante patrimônio cultural e esportivo da região e sua presença em Ituiutaba fortalece o esporte local.
Ituiutaba Esporte Clube ou Boa Esporte Clube? Entenda a diferença
Em 30 de abril de 1947, nos salões do Ituiutaba Clube, um grupo de ilustres moradores de Ituiutaba fundou o Boa Vontade Esporte Clube. Na época, a cidade já contava com a Associação Esportiva Ituiutabana, a chamada “Véia”, que se tornaria ao longo dos anos o principal rival.
Porém, meses após sua fundação, o clube passou a se chamar Ituiutaba Esporte Clube. Mas o apelido de Boa resistiu, e seus torcedores passaram a serem identificamos como “Bovetas”.
Durante meio século, o Ituiutaba Esporte Clube disputou campeonatos amadores. No entanto, em 1998, o clube profissionalizou o departamento de futebol e disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro.
Em 2004, o clube venceu o Módulo II e subiu à primeira divisão do futebol mineiro. Já em 2010, após uma campanha histórica na Série C do Campeonato Brasileiro, quando foi vice-campeão, o clube subiu à Série B. Contudo, as dificuldades de se jogar Série B em Ituiutaba obrigaram o clube a se mudar para Varginha, no sul de Minas, em 2011. Lá, o clube assinou contrato com a Prefeitura Municipal de Varginha. Porém, uma das exigências do contrato era a mudança de nome, que deixaria de ser Ituiutaba Esporte e passaria a se chamar Boa Esporte Clube.
Em Varginha, o Boa Esporte teve bons e maus momentos. Sagrou-se campeão mineiro do interior em 2013. Em 2015, o clube é rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Mas a volta por cima viria no ano seguinte. Com uma campanha impecável, o Boa Esporte bateu o tradicional Guarani de Campinas por 3×0 na final e levantou o título brasileiro da Série C, no maior momento da história do clube.
Agora, o clube faz plano para voltar à Ituiutaba, sua antiga cidade, para tentar se reerguer no cenário mineiro e nacional.