Em uma iniciativa que visa aprimorar o aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino, o prefeito Odelmo Leão apresentou os novos centros tecnológicos do projeto “Digitando o Futuro”. A ação, que integra um projeto criado em 2007, contempla a instalação de centros de tecnologia em 28 escolas municipais de Uberlândia, abrangendo os anos finais do ensino fundamental e beneficiando cerca de 23 mil estudantes.
Nesta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o prefeito visitou a Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Santa Mônica, para apresentar os novos centros tecnológicos. O objetivo é proporcionar mais ferramentas e conhecimento aos alunos, promovendo a modernização tecnológica e contribuindo para a inovação no ensino.
Os centros de tecnologia permitirão a implementação de três eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à computação: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. Esses eixos serão incorporados às matrizes curriculares dos alunos, utilizando ferramentas e recursos tecnológicos para o desenvolvimento de projetos colaborativos e compartilhamento de conhecimento.
A reformulação dos laboratórios de informática do projeto “Digitando o Futuro” faz parte de um investimento de quase R$ 30 milhões na Educação, anunciado pelo prefeito Odelmo Leão em setembro de 2022. Para viabilizar o projeto, o Serviço Social da Indústria (SESI) disponibilizará um professor e um professor assistente para cada unidade, além de adequar os espaços para os centros de tecnologia.
Os novos centros de tecnologia foram equipados com bancadas, cadeiras e armários para guardar os equipamentos. Durante as aulas, os alunos terão acesso a notebooks, gabinetes de recarga, smart TVs, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, robôs programáveis, smartphones, kits de automação, materiais eletrônicos e licenças de softwares para atividades de desenvolvimento tecnológico.
Confira abaixo as escolas municipais que serão contempladas com os centros de tecnologia do projeto “Digitando o Futuro”:
- E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha – Jardim Brasília;
- E.M. do Bairro Shopping Park – Shopping Park;
- E.M. Dr. Gladsen Guerra de Rezende – Jardim Canaã;
- E.M. Dr. Joel Cupertino Rodrigues – Residencial Integração;
- E.M. Hilda Leão Carneiro – Morumbi;
- E.M. Odilon Custódio Pereira – Seringueiras;
- E.M. Professor Domingos Pimentel de Ulhôa – Santa Mônica;
- E.M. Professor Eurico Silva – São Jorge;
- E.M. Professor Jacy de Assis – São Jorge;
- E.M. Professor Ladário Teixeira – Nossa Senhora das Graças;
- E.M. Professor Leôncio do Carmo Chaves – Planalto;
- E.M. Professor Mário Godoy Castanho – Tocantins;
- E.M. Professor Otávio Batista Coelho Filho – Brasil:
- E.M. Professor Sérgio de Oliveira Marquez – Pacaembu;
- E.M. Professora Cecy Cardoso Porfirio – Mansour
- E.M. Professora Olga Del Fávero – Laranjeiras;
- E.M. Professora Orlanda Neves Strack – Minas Gerais:
- E.M. Professora Stella Saraiva Peano – Guarani;
- E.M. Antonino Martins da Silva – Martinésia;
- E.M. de Sobradinho;
- E.M. do Moreno:
- E.M. Dom Bosco;
- E.M. Domingas Camin – Miraporanga;
- E.M. Emílio Ribas;
- E.M. José Marra da Fonseca – Cruzeiro dos Peixotos;
- E.M. Leandro José de Oliveira
- E.M. Sebastião Rangel – Tapuirama;
- E.M. Freitas Azevedo – Morada Nova
O “Digitando o Futuro” foi lançado em 2007 e tem como objetivo promover o acesso à informática e potencializar as atividades pedagógicas por meio de mecanismos tecnológicos. Desde então, foram realizadas diversas iniciativas para modernizar os laboratórios de informática, proporcionando uma educação mais dinâmica e tecnológica aos estudantes de Uberlândia.