Mundialmente, 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Uma data que simboliza as diversas lutas, ao longo do tempo, contra as desigualdades, perseguições e machismo.
E esta luta feminina é constante, inclusive no trânsito. Desde 1932, quando a primeira mulher tirou uma CNH no Brasil, muita coisa mudou. Hoje, apesar da piadinha “mulher no volante, perigo constante”, elas provam que a realidade é bem diferente.
Abaixo, seguem 5 dados que comprovam que mulher sabe dirigir – e muito bem:
- – As mulheres são mais prudentes no trânsito
Ao dirigir, a mulher é mais atenta e cuidadosa em relação ao homem. Além disso, se arriscam menos e prezam mais pela obediência às leis de trânsito. Não são adeptas à famosa “gambiarra” no trânsito.
Elas também dirigem mais devagar, o que é uma grande vantagem no trânsito. Por isso, representam somente 16% do número de acidentes no trânsito, tendo uma taxa de mortalidade bem menor que a do homem.
2. – Misturam menos álcool e direção
Álcool e direção não combinam, e as motoristas sabem bem disso. O índice de mulher que bebe e dirige é bem menor que dos homens.
Uma pesquisa realizada pela USP – Universidade de São Paulo – demonstra que 92% dos acidentes de trânsito foram causados por homens que ingeriam bebidas alcóolicas. Já os acidentes causados por mulheres que beberam antes de dirigir representam somente 10%.
3. – Recebem menos multas
Segundo o DETRAN – Departamento de Trânsito – cerca de 30% das multas por infrações de trânsito são aplicadas às mulheres e 70% aos homens. Por isso, o
número de mulheres que precisam passar por reciclagem de trânsito ou até mesmo que sofrem penalidades mais duras, como suspensão do direito de dirigir, é bem mais baixo.
4. – Elas se distraem menos no trânsito
Até por serem mais prudentes, as mulheres são menos suscetíveis às influências externas enquanto dirigem. Segundo dados, cerca de 51% dos homens se
distraem com outdoor e outros painéis e intervenções publicitárias no trânsito. Já entre as mulheres, este número cai para 40%.
Além disso, as mulheres usam menos celulares enquanto estão ao volante. Segundo pesquisas, 16% das mulheres que dirigem usam celular combinado com volante, contra 24% do público motorista masculino.
5. Seguro mais barato
Até mesmo as seguradoras já perceberam que a mulher é mais prudente, se acidenta menos e dirige melhor. Prova disso é que os preços de seguros para mulheres, em geral, são mais baratos do que para homens. Nada mais justo, afinal, tanto cuidado tem que ser recompensado.
A Auto Escola Ana Paula forma condutores há mais de 25 anos em Ituiutaba e região. Com frota nova e um experiente time de instrutores – inclusive mulheres – oferece toda a estrutura para te ajudar a realizar o sonho da sua CNH.
Fica localizada na rua 24, esquina com avenida 19, no centro de Ituiutaba. Entre m contato pelo WhatsApp 34 9 9973 6646 e solicite seu orçamento.