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Governo de Minas inicia aulas em cursos técnicos da 4ª edição do Trilhas de Futuro

Ao todo, cerca de 50 mil vão iniciar as atividades ao longo do mês em todo o estado

Redação Pontal
Foto: SEE

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Oportunidades de cursos técnicos e profissionalizantes em Minas Gerais estão mais próximas para aproximadamente 50 mil estudantes inscritos na 4ª edição do Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas executada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As aulas já começaram em muitas turmas em todo o estado, seguindo o cronograma de cada instituição credenciada.

A coordenadora de educação profissional da SEE/MG, Amanda Barboza, destaca a satisfação em iniciar mais uma edição do Trilhas de Futuro, enfatizando a importância de qualificar os jovens para o mercado de trabalho e atender às demandas do setor produtivo, introduzindo novos cursos como técnico em necrópsia e planejamento e controle.

Com esta edição, o Trilhas de Futuro registra mais de 153 mil estudantes matriculados, oferecendo 94 opções de curso em 331 instituições de ensino, em 145 municípios mineiros. As áreas de estudo incluem radiologia, segurança do trabalho, design de interiores, agricultura, finanças, edificações e recursos humanos.

Desde o lançamento em 2021, o projeto já capacitou mais de 40 mil estudantes em todo o estado por meio de cursos técnicos e profissionalizantes, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho.

Além de proporcionar a oportunidade de estudar o curso desejado, o Trilhas de Futuro está ajudando jovens como Thaissa Gabriele dos Santos, de 16 anos, a dar um passo importante em direção à sua carreira. Thaissa, que iniciou o curso técnico em Enfermagem, expressa sua empolgação e a importância de ter uma base técnica antes de seguir para o ensino superior.

Ana Luiza Gomes, recém-formada no ensino médio, também vê o Trilhas de Futuro como uma oportunidade para avançar em sua formação, mesmo que inicialmente tenha desejado cursar odontologia. Para ela, estudar na área da saúde será um grande facilitador para alcançar seu objetivo de se tornar dentista.

Para Lídia Santiago Diniz, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a oportunidade de participar do Trilhas de Futuro representa um novo começo em sua jornada educacional, especialmente na área da saúde, que a inspirou a se candidatar. Lídia, que é Pessoa com Deficiência (PcD), está orgulhosa e grata pela chance de se profissionalizar.

Samuel Santos de Carvalho, diretor da Conhecer Escola Técnica, expressa sua expectativa positiva para esta edição do projeto, destacando a transformação de vidas promovida pela parceria com a SEE/MG.

Erica Santos, aluna da terceira edição do Trilhas de Futuro, destaca como o conhecimento adquirido em sala de aula foi crucial para prestar socorro à sua mãe durante um infarto, demonstrando a qualidade da formação oferecida pelo projeto.

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