A Defensora Pública Mônica Alves da Costa, em destaque na 1ª Defensoria Cível de Ituiutaba e membro da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, de Gênero e de Diversidade Sexual da DPMG, conduziu uma série de ações de conscientização sobre violência contra mulheres em Ituiutaba.
No primeiro dia, uma palestra abordou violência doméstica para estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro. Mônica esclareceu dúvidas dos adolescentes durante a apresentação.
Em 6 de março, ela participou do Seminário Municipal “Perfil de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica atendidas no CREAS de Ituiutaba“, na Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal.
“É crucial o trabalho da Defensoria Pública na área de Família na comarca, como parte da Rede de Apoio à mulher em situação de violência doméstica, priorizando ações para garantir seus direitos”, enfatizou Mônica Alves da Costa.
Durante o seminário, uma pesquisa revelou que a maioria das mulheres atendidas pelo CREAS em situação de violência doméstica precisa do suporte da DPMG na área de Família, muitas sendo casadas ou em união estável, com filhos e renda precária.
Em 13 de março, ocorreu a Roda de Conversa “Foi só uma brincadeira” Assédios e violências, também na Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, abordando a violência sexual contra mulheres.
Cartilhas elaboradas pela Defensoria Pública foram distribuídas em todas as atividades para conscientização e informação dos participantes.