Na manhã desta quinta-feira, 14, o governador Zema fez um excelente anúncio para todo o estado. Pela primeira vez na história, o PIB – Produto Interno Bruto – que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado, ultrapassou a marca de 1 trilhão de Reais, tendo como base o ano de 2023.
O valor representa um crescimento de 3,1% em relação ao ano de 2022. Houve crescimento em todos os setores da economia.Porém, o destaque fica com o Agro, que cresceu 11,5% em relação ao último ano e teve a maior expansão.
A indústria cresceu 3,1%, sendo o segundo setor com melhor desempenho. Já os serviços cresceram 2,2%, o que pode ser considerado um tímido avanço em comparação ao Agro. Porém, o setor de serviços responde por cerca de 65% do PIB do estado.
Os números são baseados em estudos da Fundação João Pinheiro. Assim, Minas Gerais é o terceiro estado a bater a marca, junto com Rio de Janeiro e São Paulo. O governador Romeu Zema usou as redes sociais para comemorar o feito.
Recentemente, o Regionalzão publicou conteúdo que demonstra que Uberlândia, sozinha, responde por 5% do PIB de Minas Gerais. A expectativa é que a cidade apresente um crescimento de PIB ainda maior que a média do estado, visto que é um dos motores da economia mineira.