Na quarta-feira (20), dois homens foram presos por descaminho ao serem flagrados transportando eletrônicos e outros produtos sem documentação fiscal na MGC-497 em Uberlândia. Os suspeitos estavam retornando do Paraguai com as mercadorias, as quais não foram declaradas na alfândega ao entrarem no país.
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, os indivíduos foram abordados durante uma fiscalização de rotina, onde foram encontrados celulares, eletrônicos, perfumes e equipamentos de pesca no veículo. Apesar de alegarem possuir todas as documentações necessárias, admitiram não terem pago os impostos devidos na entrada das mercadorias no território nacional.
Os homens foram autuados pelo crime de descaminho, porém, após o pagamento de fiança, foram liberados. O delegado da Receita Federal, Luiz Claudio Martins Henrique, ressaltou que o descaminho difere do transporte ilegal de mercadorias, explicando que os produtos destinados ao uso regular devem passar pelo despacho aduaneiro para verificação pela alfândega. Produtos que não passam por esse processo são considerados como descaminho.