O deputado federal Zé Vitor (PL-MG), presidente da Comissão de Saúde em 2023, está participando de uma missão internacional composta por dez parlamentares com forte envolvimento na área da saúde, com destino à renomada instituição médica Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
A agenda da missão teve início em 24 de março em Baltimore e será concluída em 28 de março, em Washington, D.C. O objetivo principal dessa iniciativa é promover a qualidade da assistência médico-hospitalar no Brasil.
Durante essa imersão, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto e observar na prática diversas iniciativas que se tornaram prioridades no Brasil e que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas no exterior, como telessaúde, parcerias público-privadas, pesquisa e inovação em saúde, pesquisas biomédicas, atenção primária e cuidados continuados, estratégias de programas de vacinação, entre outros temas.
Diretamente de Baltimore, o deputado destacou a importância do trabalho de pesquisa para fortalecer a saúde. “Aqui é uma grande referência mundial em inovação e pesquisa, o que nos proporciona uma visão interessante das estratégias que podemos adotar no SUS. É claro que o sistema de saúde dos EUA é totalmente diferente, mas isso nos ajuda a estabelecer novos parâmetros nos processos de aprimoramento, evolução, pesquisa e acompanhamento. Temos que trabalhar por um SUS cada vez mais sustentável e transformador,” ressaltou.
A Johns Hopkins Medicine (JHM) é considerada uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo e está entre as universidades de maior prestígio dos Estados Unidos, sendo citada pela revista U.S Weekly como uma das três melhores do país. Anualmente, a Johns Hopkins Medicine recebe mais de 2,8 milhões de pacientes e realiza cerca de 337 mil atendimentos de emergência.
Nesta quarta-feira, 27, a comitiva se encontrará com Jarbas Barbosa da Silva Junior, brasileiro que é Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Washington D.C.