Na manhã desta terça-feira (16/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou da operação Falso Frete, realizada pela Polícia Civil de São Paulo nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. A Polícia Civil de Goiás também se envolveu na ação. Dois homens foram presos – um, de 40 anos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e outro, de 43, em Trindade (GO) – pelos crimes de furto qualificado, falsificação de documento, falsa comunicação de crime e organização criminosa.
As investigações tiveram início em maio de 2023, após o registro de um suposto roubo de carga de transformadores elétricos, avaliada em mais de R$ 700 mil. O motorista, residente de Trindade (GO), afirmou ter sido roubado em Barretos (SP).
Após investigações, os policiais descobriram que o roubo relatado não ocorreu, sendo na verdade um desvio de carga em colaboração com o motorista. Para carregar os transformadores, o homem utilizou documentos falsificados.
Os policiais também revelaram o envolvimento de outro homem, residente em Uberlândia, responsável pela intermediação e venda da carga. Segundo informações, a carga foi transferida para São Carlos (SP).
Os investigados foram presos por mandado de prisão, com cumprimento também de mandados de busca e apreensão em Uberlândia, Trindade (GO) e São Carlos (SP).
As investigações continuam para determinar o envolvimento de outras pessoas e se os suspeitos cometeram crimes semelhantes.
A operação Falso Frete foi conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Barretos, com apoio da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), Grupo de Operações Especiais (GOE) de Barretos, DIG de São Carlos, Delegacia Regional de Polícia Civil em Uberlândia e 1º Distrito Policial de Trindade.