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EXCLUSIVO: Ministro de Minas e Energia fala sobre benefícios da balança de pesagem em movimento na BR-365

Para Alexandre Silveira, o equipamento oferece vários benefícios, inclusive na redução da emissão de gases na atmosfera

Redação Pontal
Foto: Ecovias do Cerrado

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No início do mês de abril, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é mineiro, acompanhou a visita técnica do ministro dos Transportes, Renan Filho, à balança. Em entrevista exclusiva ao Regionalzão na última segunda-feira, 14, o ministro, que já foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entre 2004 e 2006, durante a primeira gestão do presidente Lula, disse que a tecnologia traz importantes benefícios. No momento, duas balanças foram instaladas pela Ecovias do Cerrado, uma em Uberlândia, a primeira do Brasil, e outra em Cachoeira Alta, em Goiás.

“As balanças de pesagem em movimento vão permitir mais agilidade, segurança e fluidez ao trânsito na rodovia. A pesagem instantânea pelos sensores vai evitar aquelas filas de caminhões, economizando não só o tempo dos motoristas, mas também combustível, diminuindo o tempo que eles ficam aguardando, o que, consequentemente, diminui a emissão de gases na atmosfera. É um avanço que, com certeza, veio para ficar”, avaliou o ministro.

Foto: Agência Brasil

A primeira balança de pesagem em movimento do Brasil entrou em operação na altura do KM 640 da BR-365, em Uberlândia. O sistema oferece vantagens tanto à concessionária e aos órgãos reguladores – como a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes – quanto aos motoristas profissionais, que não precisam mais fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem. Esse foi o primeiro dispositivo do país que dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização. 

Seu funcionamento se dá por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas principais da rodovia e que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico vão identificar o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.

Entenda como funciona o Sistema de Pesagem na velocidade da via

– Pórtico e sensores são instalados na rodovia

– Veículo passa sobre sensores, sem necessidade de reduzir velocidade

– Câmeras em pórtico escaneiam e identificam o tipo do veículo

– Mensagem em Painel de Mensagem comunica resultado da pesagem

Vantagens do sistema

– Monitoramento de todos os veículos pesados;

– Maior eficiência na fiscalização;

– Aumento na detecção de sobrecargas;

– Diminuição do desgaste da rodovia;

– Mais segurança viária; 

– Promoção da competição justa no setor de transportes.

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