Minas Gerais conquistou destaque na edição desta quarta-feira (15/5) do renomado Financial Times (FT), um dos maiores jornais econômicos do mundo. A publicação repercutiu o potencial energético do estado, sua liderança na geração de energia limpa, além de abordar temas como o vale do lítio e a produção mineral.
A repercussão ocorreu durante a terceira edição da Cúpula Anual do Brasil, promovida pelo FT em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. O governador Romeu Zema, presente na missão internacional, participou de um bate-papo com o editor do FT para América Latina, Michael Stott, enfatizando o protagonismo de Minas na economia nacional.
Durante o painel, Zema destacou as iniciativas do estado para atrair investimentos, melhorar a qualidade de vida dos mineiros e promover a geração de empregos. “Nós estamos conseguindo atrair um volume recorde de investimentos durante a minha gestão. Já atraímos mais de US$ 80 bilhões em investimentos privados e estamos caminhando para geração de um milhão de empregos formais”, ressaltou.
O governador também abordou o compromisso de Minas Gerais com a economia verde, mencionando o impressionante crescimento na geração de energia fotovoltaica e destacando o potencial do estado para atrair indústrias que apostam em produtos limpos.
Além disso, Zema falou sobre a indústria siderúrgica mineira, enfatizando a utilização de energia renovável e carvão vegetal na produção de aço, o que coloca o estado como um grande protagonista na transição para uma economia mais sustentável.
O evento contou ainda com a participação dos secretários de Estado de Casa Civil (SCC), Marcelo Aro; de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Fernando Passalio; e outros integrantes da comitiva mineira nos EUA.
O Financial Times, fundado em Londres em 1888, é conhecido por seu foco em negócios e economia, sendo amplamente consumido em todo o mundo, com 2,1 milhões de leitores diários entre versões digitais e impressas.