A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou nesta segunda-feira, 24, um inquérito para investigar a morte de um recém-nascido no Hospital São José em Ituiutaba. Conforme apuração do Regionalzão, a mãe do bebê foi ouvida hoje.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Rafael Faria, a PCMG solicitará ainda hoje a entrega dos relatórios e prontuários médicos relacionados ao recém-nascido e à sua mãe. “Além dos documentos que vamos solicitar ao hospital, também vamos intimar pessoas envolvidas e que possam colaborar com a investigação, além de pedir as perícias necessárias”, afirmou Rafael Faria.
O caso
O parto estava inicialmente agendado para o dia 9 de junho, mas foi adiado após avaliação médica. No sábado, dia 15, a bolsa estourou e o parto foi realizado no Hospital São José. Contudo, infelizmente, o bebê sofreu complicações, foi entubado e não resistiu.
De acordo com o delegado Rafael Faria, responsável pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida, o inquérito será instaurado a partir de declarações e informações prestadas pelas vítimas, que devem comparecer à unidade policial nos próximos dias.
Outros casos que envolvem possível omissão médica no Hospital São José estão sendo investigados pela Polícia Civil. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também poderá ser instaurada na Câmara Municipal para auxiliar na apuração dos casos.
O Hospital São José é uma instituição mantida pela Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) e sua gestão é própria, sem vínculos com o poder público.