- ANÚNCIO -

Minas Gerais tem 1 fábrica de cachaça para cada 40 mil habitantes, indica levantamento

Somente a cidade de Salinas, no norte do estado, possui 24 fábricas da bebida, com uma população estimada de 42.000 habitantes

Eloi Naves

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Recentemente, a culinária mineira foi eleita como a melhor do Brasil e a 30°de todo mundo, em pesquisa divulgada pelo site gastronômico TasteAtlas. No entanto, não é só na comida que o estado tem feito bonito. A cachaça mineira, tão tradicional e apreciada em todo o mundo, coloca Minas no topo quando o assunto é bebida.

Segundo dados do Anuário da Cachaça 2024, um levantamento conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, Minas Gerais tem 1 fábrica de cachaça para cada 40.754 habitantes. São 504 cachaçarias em todo o estado, o que corresponde a 41,4% de todas as fábricas da bebida no país. Para se ter ideia da quantidade, o estado de São Paulo, segundo colocado, possui 169 fábricas em seu território, que corresponde a menos de 1/3 de Minas Gerais.

Minas Gerais também possui os 3 municípios com maior número de cachaçarias registradas em todo o país. Salinas, no norte do estado, possui 24 fábricas e ocupa primeira posição. Em segundo, aparece o município de Alto Rio Doce, na Zona da Mata, que possui menos de 11 mil habitantes e 20 cachaçarias. Em terceiro, Rio Espera, também na Zona da Mata e com 16 fábricas da bebida.

Cachaça mineira recebe medalha de ouro em premiação internacional

Há um ditado popular que diz que “quantidade não é qualidade”. Mas este não é o caso de Salinas, município com maior número de cachaçarias do Brasil, mas reconhecido pela imensa qualidade de sua bebida.

Em 2023, foi divulgada a lista das melhores cachaças e runs do mundo, de acordo com a competição Global Spirits Masters 2023, a “Copa do Mundo”das bebidas destiladas. O evento, que acontece em Londres, premiou com medalha de ouro a cachaça Mineira Seleta Antônio Rodrigues, produzida pela cachaçaria Seleta em Salinas.

Lançada em uma versão limitada, a Seleta Antônio Rodrigues é envelhecida por sete anos em carvalho francês, o que a concede aroma adocicado com notas de caramelo, uma aparência dourada brilhante e sabor intenso. Pode ser apreciada pura ou na produção de drinks.

Para quem quer apreciar a premiada bebida, uma garrafa de 700 ml custa 435,00 Reais e pode ser encontrada neste link.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile