Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a inauguração do Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança e da Central Municipal de Vacinação. As novas unidades estão localizadas na Avenida 11, esquina com Rua 38, nº 302, no Bairro Progresso, no antigo prédio da Unidade Mista de Saúde 2.
O evento contou com a presença da prefeita Leandra Guedes, da assessora parlamentar do deputado federal André Janones, Nathanie Rodrigues, secretários municipais, vereadores e membros da comunidade local.
As obras foram realizadas com recursos provenientes da Lei nº 23.830, de 28 de julho de 2021, destinada à reparação dos impactos socioeconômicos e socioambientais do rompimento em Brumadinho.
O Centro Integrado de Saúde da Mulher e da Criança representa uma junção do Centro de Saúde da Mulher, que oferece atendimento nas áreas de ginecologia e mastologia, com a Unidade Mista II, que presta atendimento multiprofissional para crianças com pediatria e para gestantes de alto risco. A unidade atenderá não só a população de Ituiutaba, mas também das cidades de Santa Vitória, Canápolis, Centralina, Ipiaçu, Gurinhatã, Cachoeira Dourada e Campina Verde.
Os serviços oferecidos na nova unidade incluem atendimento psicológico, nutricional, fonoaudiológico, odontológico e de enfermagem. A infraestrutura moderna e completa da unidade conta com um total de 14 consultórios dedicados para consultas médicas e atendimentos especializados. Além disso, possui um auditório adequado para palestras, treinamentos e eventos educacionais.
Para procedimentos específicos, o Centro Integrado dispõe de salas especialmente equipadas, planejadas para otimizar o fluxo de pacientes e proporcionar conforto tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde que atuam na unidade.
Além do Centro Integrado de Saúde, a nova unidade também abriga a Central Municipal de Vacinação, responsável pelo armazenamento e distribuição dos imunizantes para as demais salas de vacinas do município, além de contar com uma sala de vacinas própria.