A Copa das Federações 2024 teve início neste domingo, no Praia Clube, em Uberlândia, com a participação de 404 atletas de 19 federações, representando 18 estados e o Distrito Federal.
O torneio, que segue até quinta-feira, é inspirado nos formatos da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, e envolve competições masculinas e femininas nas categorias de 12, 14, 16 e 18 anos.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como Carlos Augusto Braga, presidente do Praia Clube; Henrique Quintino, presidente da Federação Mineira de Tênis e Beach Tennis; e Rafael Westrupp, presidente das Confederações Brasileira e Sul-Americana de Tênis e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis. Todas as delegações também participaram do evento.
“Este torneio é único por reunir as famílias, reconhecendo o esforço individual e familiar dos participantes. A parceria entre os pais, federações e a Confederação é fundamental para o sucesso deste evento”, afirmou Westrupp, que também agradeceu ao Praia Clube por disponibilizar suas instalações e fazer com que todos se sintam bem-vindos.
No primeiro dia de competição, ocorreram 23 confrontos entre as federações, totalizando 69 partidas. Os jogos continuam nesta segunda-feira a partir das 8h.
Entre os competidores, além do atual campeão Rio Grande do Sul, estão atletas dos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Minas Gerais, que disputam o título deste ano.
Com informações de Tênis Brasil UOL