Na manhã desta terça-feira (20), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deu início à segunda fase da operação “Trama Fluida” nas cidades de Uberlândia e Catalão, em Goiás.
A ação faz parte de uma investigação que apura possíveis fraudes em processos de licitação envolvendo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia.
A operação conta com a participação de cerca de 60 agentes de segurança, incluindo promotores, policiais e delegados, que continuam trabalhando para reunir provas e responsabilizar os envolvidos no esquema.
A investigação, que teve sua primeira fase realizada em janeiro deste ano, já havia cumprido nove mandados de busca e apreensão na sede do Dmae e em outros locais.
Naquela ocasião, a operação visou coletar evidências de um esquema criminoso envolvendo agentes públicos e empresas privadas.
Na primeira fase, o Gaeco também realizou buscas em empresas localizadas nos bairros Tibery e Martins, em Uberlândia, além de cumprir mandados em Catalão (GO).
A investigação tem como foco uma organização criminosa suspeita de favorecer determinadas empresas por meio de fraudes em licitações públicas, além de praticar crimes como associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.