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Reels vs. Posts: Qual Formato Gera Mais Engajamento em 2024?

Adelino Júnior

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Não é segredo para ninguém que o Reels está em alta. É uma funcionalidade que se tornou popular rapidamente por conta de suas vantagens. Mas será que o formato de conteúdo gera mais engajamento do que posts de Feed?

A resposta é: definitivamente sim. A quantidade de interações que um vídeo curto produz é algo fora do comum. Assim, supera com facilidade o que as publicações tradicionais entregam de resultados.

Mas porquê? Primeiramente, o Reels modelou um formato que estava dando muito certo em uma rede social vizinha ― que muito provavelmente você conhece ― chamada TikTok.

Desde o lançamento, os vídeos curtos se tornaram uma febre entre os usuários do TikTok. Para competir com o aplicativo, o Instagram criou o Reels. Uma funcionalidade bem parecida.

No entanto, o Reels tem um diferencial: ele está integrado com todas as outras funcionalidades do Instagram. Feed, Stories, Direct Messenger. Portanto, o engajamento dos Reels é incrivelmente alto.

5 motivos pelos quais Reels geram mais engajamento do que posts de Feed

Além de ser um formato inovador, o Reels gera mais engajamento do que posts de Feed do Instagram por uma série de motivos. Entre os principais, destacamos os seguintes:

1. Preferência do algoritmo

O Instagram dá prioridade ao Reels na exposição de conteúdos em relação aos outros tipos de publicação. Ele impulsiona a visualização e engajamento do formato, pois quer competir e vencer a concorrência com o TikTok.

Isso significa que o alcance orgânico dos vídeos curtos são ampliados. A rede social coloca o Reels na tela de uma quantidade de usuários muito maior. Seja na seção explorar, seja no Feed de quem ainda não segue o perfil.

Desse modo, você recebe diversas curtidas, comentários e compartilhamentos. Ou seja, recebe um número de interações que dificilmente teria em um post estático ou em carrossel.

2. Mais fácil de consumir

Reels são curtos e diretos, geralmente com 15 e 30 segundos somente, o que os torna muito mais fáceis de consumir para os usuários do que as publicações tradicionais de Feed.

O modelo rápido e dinâmico é muito bem aceito pelo público em geral. Hoje em dia, dedicar a atenção a um único conteúdo está cada vez mais dificil. Afinal, são centenas de milhares de opções.

Com isso, a objetividade dos Reels é bastante valorizada. As pessoas se deixam envolver e assistem o final, porque sabem que só precisam dar alguns segundos de atenção para o que está sendo dito no vídeo curto.

3. Conteúdo em loop

Os Reels possuem reprodução automática, isto é, o efeito de loop. Assim que o vídeo curto termina, volta para o início de imediato. O que pode gerar ainda mais engajamento para o perfil da marca.

Isso porque, enquanto o usuário não rolar a tela para o próximo vídeo, verá o mesmo conteúdo várias vezes. Assim, a retenção e o tempo de exibição são bem maiores ― dois fatores que o algoritmo valoriza para determinar o alcance de um conteúdo.

Se você fizer edições que aproveitem bem o loop dos Reels, vai conseguir resultados ainda melhores. Muitas vezes, a pessoa nem percebe que o conteúdo começou de novo. Então, é um truque que te ajuda a aumentar sua descoberta.

4. Potencial viral

Entre os motivos que fazem o Reels geram mais engajamento do que posts de Feed, também está o potencial viral. Os vídeos curtos que dão certo chegam facilmente a 3, 4 e 5 milhões de views.

O formato também é um sucesso porque se baseia em tendências. Os criadores de conteúdo utilizam desafios, músicas, áudios e danças que estão em alta no momento quando vão desenvolvê-los. Isso gera uma avalanche de engajamento.

Além disso, profissionais e empresas podem comprar visualizações para destravar o potencial viral de Reels que já possuem um bom desempenho. Com isso, múltiplos novos usuários vão descobrir o perfil da marca.

5. Conteúdo imersivo

O Reels utiliza o formato vertical de tela cheia, o que proporciona uma experiência visual imersiva. Assim, o usuário se concentra exclusivamente no conteúdo, sem distrações de outros posts ou comentários.

Essa característica dos vídeos curtos do Instagram aumenta a probabilidade de interação do público. É bem provável que deixem um like, comentem ou compartilhem antes de darem scroll para ver o próximo Reels.

As pessoas se envolvem profundamente com o que está sendo dito no vídeo por causa da imersão visual. O que o torna mais impactante e memorável do que posts de Feed.

Compre seguidores e aumenta ainda mais o engajamento dos Reels

Por fim, já deu para entender que os Reels não só geram mais engajamento do que posts de Feed, mas também são fundamentais ao crescimento de perfis profissionais e empresariais no Instagram.

São diversas vantagens que otimizam a entrega da mensagem da marca aos usuários da rede social mais popular do mundo. Por isso, você deve investir seus esforços em criar Reels virais.

No entanto, o formato de conteúdo funciona melhor quando seu perfil já é grande. A credibilidade que você já tem na plataforma facilita a retenção das contas alcançadas por meio dos vídeos curtos.

Se sua base de followers ainda é pequena, comprar seguidores barato vai te ajudar ― e muito. Em alguns dias, a quantidade de pessoas que te acompanham no aplicativo será 3 ou 4 vezes maior.

De fato, uma boa parte das opções vendem seguidores falsos ou tentam roubar o acesso de perfis comerciais para aplicar golpes. Felizmente, também existem empresas sérias no mercado, a exemplo do ImpulsioneGram.

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