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Entenda como funciona o radar de velocidade média instalado na BR-050 em Uberaba

Redação Pontal

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O Regionalzão publicou ontem, 16, sobre a nova tecnologia de radares de velocidade média, que está começando a ser implementada de forma experimental no Brasil. Uma das primeiras rodovias a adotar o sistema é a BR-050, em Uberaba, que desde a manhã de segunda-feira (14) conta com dois novos radares entre os quilômetros 171 e 182. Com limite de velocidade de 80 km/h, esse trecho de 11 km é o primeiro a utilizar o sistema em uma concessão federal.

Os radares de velocidade média se diferenciam dos radares fixos tradicionais, que capturam a velocidade dos veículos apenas em um ponto. No novo sistema, o tempo que o motorista leva para percorrer a distância entre dois pontos é monitorado. Se o tempo registrado for menor que o esperado, significa que o motorista ultrapassou o limite de velocidade permitido.

A inovação elimina a tática comum de motoristas de frear bruscamente ao se aproximar de radares fixos e depois acelerar novamente. Com o radar de velocidade média, o cálculo é feito com base na velocidade ao longo de todo o percurso monitorado, tornando mais difícil evitar a fiscalização.

Por enquanto, o uso dos radares de velocidade média está em caráter experimental na BR-050, com foco na educação dos motoristas, sem aplicação de multas. O sistema funciona da seguinte forma: no ponto A, o radar registra a placa do veículo e mede o tempo que ele leva para chegar até o ponto B, onde outro radar identifica a mesma placa. Com base na distância entre esses dois pontos e o tempo gasto, o sistema calcula a velocidade média. Se o resultado ultrapassar o limite permitido, significa que o motorista cometeu uma infração.

A tecnologia já demonstrou ser eficaz em outros países, onde é amplamente utilizada, com resultados expressivos, como a redução de acidentes fatais em até 50%.

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