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UFU é destaque em questão do Enem sobre projeto educativo de combate a fake news

Proposta desenvolvida em Uberlândia busca ensinar leitura crítica de memes e impacta alunos em todo o país

Tainá Camila
Foto: UFU - Ilustração

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No último domingo (3), a prova de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe uma questão que destacou o projeto educativo sobre memes e fake news da professora Gilda das Graças e Silva, de 48 anos.

A educadora, que atualmente leciona língua portuguesa na Secretaria de Educação do Distrito Federal, desenvolveu o projeto durante seu mestrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 2016 e 2018.

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O projeto, citado na questão do Enem, convidou os candidatos a refletirem sobre a influência dos memes no cotidiano e, especialmente, nas redes sociais. Durante o mestrado na UFU, Gilda pesquisou gêneros de linguagem e explorou como usá-los para transformar o ensino da língua portuguesa.

Seu estudo demonstrou que a leitura crítica não se limita à linguagem escrita tradicional, mas deve incluir também os conteúdos digitais, como memes, que já faziam parte do cotidiano dos estudantes.

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“A ideia era mostrar aos alunos que, por trás da aparente descontração dos memes, há sentidos ocultos e que, muitas vezes, contribuem para a propagação de fake news e preconceitos”, explica a professora. Com isso, Gilda criou um projeto pedagógico para auxiliar professores a abordar essa linguagem nas salas de aula, disponível no site da UFU.

Uberlândia como centro de inovação no ensino

O projeto ganhou força ao ser implementado em uma escola de Samambaia, no Distrito Federal, e, posteriormente, expandiu-se para outras instituições. A proposta foi bem acolhida, tanto pelos alunos, que demonstraram engajamento, quanto pelo corpo pedagógico, que apoiou o uso de memes como ferramenta de aprendizado crítico.

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Uberlândia, cidade-sede da UFU, se destaca assim como um importante polo de inovação educacional, onde pesquisas como a de Gilda se desenvolvem e trazem impactos concretos para a educação brasileira. A cidade é reconhecida pela qualidade dos cursos da UFU, que atraem estudantes e profissionais de várias regiões do país, motivados pelo compromisso com o avanço acadêmico e social.

O impacto da pesquisa e a realização pessoal

Gilda, com 28 anos de carreira e atualmente lecionando em duas escolas de Taguatinga, compartilha que a menção ao projeto no Enem foi motivo de grande emoção e orgulho. Durante o período de mestrado na UFU, ela enfrentou desafios, dividindo-se entre os estudos em Uberlândia, o trabalho e os cuidados com a família no Distrito Federal.

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“Foi uma fase intensa, com muitas viagens e sacrifícios, mas ver essa menção no Enem trouxe uma gratidão imensa e reforçou a importância do que fazemos na educação”, afirma.

Ela ressalta a relevância do Enem ao valorizar temas críticos e atuais como fake news, além de proporcionar visibilidade para iniciativas educacionais inovadoras. “Saber que o exame destacou meu projeto é uma alegria e uma satisfação indescritível”, conclui.

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A UFU e Uberlândia, através de iniciativas como essa, reafirmam seu compromisso com a formação de uma educação mais crítica, alinhada às demandas da era digital e comprometida com a transformação social.

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