A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Anthill.
A ação tem como objetivo cumprir 31 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, além de realizar o bloqueio de R$ 150 milhões.
As operações estão sendo realizadas em três cidades do Triângulo Mineiro — Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio —, e em municípios de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Investigação aponta tráfico interestadual
De acordo com a Polícia Federal, a investigação apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O grupo investigado é suspeito de transportar grandes quantidades de drogas do Mato Grosso do Sul para o Triângulo Mineiro, operando no tráfico interestadual de entorpecentes.
Nome da operação e estrutura do grupo
O nome da operação, Anthill (formigueiro, em português), faz alusão à estrutura hierárquica e complexa da organização. Segundo as autoridades, o grupo operava como uma rede bem organizada, com divisão de tarefas semelhante ao funcionamento de um formigueiro.
Mobilização de 250 policiais
A operação conta com a participação de 250 policiais, que integram a FICCO/MG, formada pela Polícia Federal e pelas polícias Civil, Militar e Penal.
A força atua no combate ao crime organizado em Minas Gerais de forma descentralizada e integrada.
Coletiva em Uberlândia
As ações seguem em andamento, e mais informações serão divulgadas em uma entrevista coletiva nesta terça, 19.
O evento ocorrerá na Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia, localizada na Avenida João Naves de Ávila, nº 5.800, bairro Pampulha.