Uberlândia se destacou mais uma vez no cenário nacional, sendo classificada como a 1ª cidade de Minas Gerais e uma das 10 melhores do Brasil no Ranking de Sustentabilidade dos Municípios 2024, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O levantamento avalia os municípios brasileiros com base em políticas relacionadas a ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Com um índice de 86,75 nos critérios de ESG, Uberlândia ocupa a 7ª posição nacional, superando todas as capitais do Brasil. Já na análise dos ODS, a cidade ficou em 9º lugar, com destaque para a dimensão Saúde e Bem-estar (ODS 3), em que alcançou o 3º lugar geral, com índice de 96,15 em uma escala de 0 a 100.
O prefeito Odelmo Leão comemorou o reconhecimento, atribuindo o resultado a diversas políticas públicas implementadas ao longo de sua gestão.
“Estamos cuidando da nossa população de forma sustentável ao adotar iniciativas como a PPP da Iluminação Pública, que reduz a emissão de carbono, e o Plano Municipal de Arborização, além de avanços na saúde, como os mutirões de exames e o lançamento da plataforma ‘E-pets’, voltada à causa animal. Também modernizamos os canais de comunicação da Prefeitura e criamos o Plano Municipal de Integridade, garantindo mais transparência nas ações públicas. Esse é o nosso compromisso com Uberlândia”, destacou.
Desempenho nacional
O Ranking de Sustentabilidade utiliza 65 indicadores agrupados nas dimensões ESG e nos 17 ODS, baseados no mesmo banco de dados do Ranking de Competitividade dos Municípios.
Na edição 2024, Uberlândia obteve resultados acima da média nacional e da região Sudeste, reforçando sua posição de destaque na promoção de qualidade de vida, bem-estar e transparência na gestão pública.