A multinacional do setor agrícola, Syngenta, confirmou nesta terça-feira (3) o fim das atividades na cidade de Ituiutaba. A ação afeta tanto empregados efetivos quanto trabalhadores terceirizados de diversas áreas.
Ainda de acordo com a empresa, cerca de 83 funcionários contratados pela empresa foram demitidos, e outros 16 foram convidados a se realocarem em outras cidades. Os prestadores de serviços não foram computados nessa matemática.
Confira a nota oficial da multinacional enviada para o Regionalzão.
“A Syngenta confirma que interrompeu as operações de beneficiamento da unidade de Ituiutaba (MG), a partir desta segunda-feira (02/12), para fazer frente ao atual cenário do agronegócio brasileiro. Essa decisão gerou a necessidade de desligamentos, processo que está sendo conduzido com o máximo respeito e apoio aos colaboradores.
A empresa avalia permanentemente sua capacidade instalada, considerando as previsões de demanda e visando garantir a disponibilidade de produtos, pensando em sempre anteder da melhor maneira e com a maior eficiência às necessidades de seus clientes. Mesmo com a interrupção das operações de beneficiamento, a Syngenta manterá atividades de armazenamento e logística, além de manutenção geral, na unidade de Ituiutaba.”
A instituição citou fatores como “altos custos de produção, crédito limitado e volatilidade cambial” como os principais responsáveis pela decisão. A Syngenta também informou que a empresa manterá atividades de logística e armazenamento na unidade de Ituiutaba.