Uberlândia cravou 34 propostas no Novo PAC – Seleções e saiu na frente como o município mais participativo do país na etapa de recebimento de projetos. O levantamento do Governo Federal mostra que, entre os mais de 5.500 municípios que aderiram ao programa, a cidade do Triângulo Mineiro superou capitais como Fortaleza, Recife e Porto Velho.
A informação, embora técnica, carrega forte conteúdo político. Afinal, estamos falando de acesso a uma fatia significativa dos R$ 49,2 bilhões destinados pela União a projetos estruturantes. Mais do que números, trata-se de visibilidade institucional e preparo técnico da gestão para competir em um ambiente de alta demanda.
A liderança uberlandense nas seleções do PAC indica que há uma equipe de planejamento atuante nos bastidores, com foco em saúde, educação, ciência e tecnologia, infraestrutura social e cidades sustentáveis — os quatro eixos do programa. A presença da cidade na ponta da lista também reforça a força política da região na interlocução com Brasília.
Esta análise integra a Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior, que acompanha os bastidores da política regional.