Segunda, 23 de Maio de 2022
25°

Poucas nuvens

Uberlândia - MG

Cotidiano Região

Casa da Criança de Iturama inaugura padaria com recursos destinados pelo Programa AI6% da Cemig

Projeto visa arrecadar recursos para manutenção da instituição por meio da comercialização da produção de alimentos típicos de panificação na comunidade

04/05/2022 às 08h47
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É possível consumir produtos de panificação e ao mesmo tempo contribuir para projetos de responsabilidade social na comunidade? O projeto Empório Casa da Criança, uma iniciativa da Casa da Criança de Iturama, instituição apoiada pela Cemig e seus empregados, via Programa AI6%, prova que sim. A iniciativa consiste numa padaria idealizada para produzir e comercializar produtos diversos para a comunidade e, assim, contribuir para a manutenção da entidade, que atende 120 crianças de 6 a 12 anos da rede pública municipal. 

“A padaria já existia, mas com o aporte dos recursos que recebemos da Cemig e de seus empregados foi possível adequar o espaço físico e adquirir novos equipamentos para ampliar a produção e o mix de produtos oferecidos”, destaca Abel Morais Barbosa Ferreira, advogado voluntário da instituição. 

Além de preparar e comercializar a produção de pão francês, rosca, broa e do indispensável pão de queijo, o novo espaço também realiza oficinas de padaria e confeitaria para jovens, possibilitando a inserção desses profissionais no mercado de trabalho como aprendizes e gerando renda para suas famílias. 

Adiéliton Galvão Freitas, gerente de Sustentabilidade da Cemig, conta que a Casa da Criança, além da padaria, também já é beneficiada com outro projeto viabilizado por recursos destinados pela Cemig e seus empregados. “Trata-se de uma usina solar fotovoltaica, que, além de ser autossustentável e ambientalmente correta, permite uma economia anual de R$ 24 mil na conta de energia da instituição. Desta forma, a Cemig e seu quadro de empregados próprios pode contribuir com uma instituição séria e que proporciona o bem-estar de crianças e adolescentes, além, é claro, de fomentar também a sustentabilidade da própria instituição, que pode destinar os recursos adquiridos com a economia de energia para outros fins da Casa da Criança”, afirma o gerente da companhia. 

Casa da Criança 

A Casa da Criança é uma instituição beneficente que oferece apoio pedagógico e alimentação para crianças de 6 a 12 anos de idade no contraturno escolar. Além do reforço escolar, as crianças participam de outras atividades extracurriculares, como aulas de música, canto, violão e natação. 

Programa AI6% 

Implantado há 20 anos, o programa AI6% incentiva os empregados da Cemig a destinarem parte do imposto de renda devido (até 6%) para projetos de instituições que trabalham em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A companhia também destina parte do imposto de renda devido (1%) aos projetos apoiados pelos empregados. No ano passado, a Cemig e seus empregados destinaram R$ 3,05 milhões em favor dos FIAs, beneficiando 157 instituições de 79 municípios. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.