Terça, 28 de Junho de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Cotidiano Análise

Doutor em Geografia da UFU afirma que tudo indica que tremores sentidos em Uberlândia foram reflexo de terremoto na Argentina

Moradores do bairro Santa Mônica, em Uberlândia, relataram que sentiram tremores na noite desta terça-feira

11/05/2022 às 16h12 Atualizada em 11/05/2022 às 16h12
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Fernando Natálio/Regionalzão
Foto: Fernando Natálio/Regionalzão

O professor Paulo Cezar Mendes, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), afirmou que tudo indica que os tremores que moradores de Uberlândia sentiram na noite desta terça-feira (10) sejam reflexo do terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o norte da Argentina.

"Tudo indica, pelo fato de ter ocorrido praticamente no mesmo horário do tremor que ocorreu na Argentina, que seja um reflexo do abalo sísmico, sentido não só aqui, mais em diversas outras cidades", afirmou.

Segundo o Centro Sismológico da Europa e Mediterrâneo (EMSC), o tremor, de forte intensidade, foi registrado a uma profundidade de 176 quilômetros na região de Jujuy (província argentina). O fato ocorreu por volta das 20h desta terça-feira, em área próxima à fronteira com os países Chile e Bolívia.

Ainda de acordo com o professor Paulo Cezar Mendes, o Brasil, apesar de estar localizado em uma área relativamente estável, em termos tectônicos, está sujeito a registrar reflexos como este, verificado ontem, também relatado por moradores de municípios do estado de São Paulo e sentido em cidades de outros países, como Antofagasta e Valparaíso, no Chile. 

"Tremor de terra no Brasil, resumidamente, tem duas causas principais: acomodação de rochas no subsolo ou reflexos de tremores que ocorrem em outras localidades, com destaque para tremores causados pelo contato da Placa Sul Americana com a Placa de Nazca, formando a Cordilheira dos Andes. Tremores em países como Argentina, Chile, Peru, dentre outros, podem gerar reflexos, com tremores em pontos localizados, de pequena magnitude aqui no Brasil", explicou Mendes.

Moradores do Santa Mônica, na zona leste de Uberlândia, relataram, em redes sociais e ao Corpo de Bombeiros, que sentiram tremores na noite desta terça e ficaram assustados. Acionadas, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram até o bairro para analisar se houve problemas estruturais em algumas edificações, o que não foi constatado.

Em cidades do interior paulista, como Campinas (SP), Itatiba (SP) e Jundiaí (SP), moradores também disseram que sentiram tremores de terra na noite desta terça. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 07h48 - Fonte: ClimaTempo
14°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

Qua 30°C 16°C
Qui 31°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Sáb 30°C 17°C
Dom 25°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes