- ANÚNCIO -

Morcego infectado com raiva é encontrado no bairro Novo Mundo, em Uberlândia

Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até o momento, não há registros da doença em humanos neste ano.

Tainá Camila
O animal pode ser considerado suspeito quando aparece durante o dia em residências, edificações ou vias públicas.Imagem: Ilustração/Freepik

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia confirmou ao Regionalzão um caso de raiva em morcego na cidade.

O animal, que foi encontrado no bairro Novo Mundo, evoluiu a óbito. Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até o momento, não há registros da doença em humanos neste ano.

A SES-MG reforça que o monitoramento da raiva é feito de forma contínua em Minas Gerais, com ações como vacinação de cães e gatos, atendimento a pessoas expostas ao risco de infecção, colheita e análise de material para exames laboratoriais e controle das áreas onde há foco da doença.

Para evitar riscos à população, todo morcego encontrado em locais e horários incomuns, seja vivo ou morto, deve ser encaminhado para análise.

O animal pode ser considerado suspeito quando aparece durante o dia em residências, edificações ou vias públicas.

Nestes casos, a orientação é entrar em contato com a seção de zoonoses do município.

A raiva é uma doença grave e letal. Em caso de mordedura, arranhadura ou lambedura de mucosas por animais transmissores, o Ministério da Saúde recomenda que a profilaxia seja feita imediatamente.

A SES-MG também alerta para o crescimento da população de morcegos silvestres nas áreas urbanas, o que pode estar relacionado à falta de planejamento arquitetônico e paisagístico.

Receba as notícias direto no WhatsApp. Entrar
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile