Prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União) assumirá o cargo em definitivo após a morte de Fuad Noman nesta quarta-feira (26/3). Com trajetória política recente, Damião foi vereador na capital mineira por dois mandatos antes de se tornar vice-prefeito de BH.
Álvaro Damião nasceu em Belo Horizonte, em 27 de setembro de 1970. Ele é pai de Giovanna Damião, Álvaro Damião Júnior e Kaique Oliveira.
Em 2016, ele se candidatou a vereador de Belo Horizonte pelo PSB e foi eleito com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, desta vez pelo União Brasil.
Já em 2024, recebeu o convite para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. A chapa venceu no segundo turno, com 670.574 votos, derrotando Bruno Engler (PL).
Damião tornou-se conhecido por sua trajetória como jornalista esportivo. Na Rádio Itatiaia, ele cobriu cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América, além ter realizado a cobertura do dia a dia dos times mineiros América, Atlético e Cruzeiro.
O jornalista também trabalhou na TV Alterosa, apresentando o programa policial Alterosa Agora e o programa esportivo Bola na Área. Ele se afastou da TV e do rádio ao tomar posse como vice-prefeito.
Em 2014, Álvaro Damião criou o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de oferecer inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da educação, do esporte, da cultura e do lazer.