O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) foi eleito, nesta quarta-feira (19), para presidir novamente a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Com 35 votos favoráveis, ele retorna ao cargo que ocupou em 2023. A escolha dos três vice-presidentes, no entanto, ainda será definida em uma nova votação.
A Comissão de Saúde tem papel essencial na análise e votação de projetos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), campanhas de prevenção, vigilância epidemiológica, regulação de instituições privadas de saúde, exercício de profissões da área médica e farmacêutica, além de discutir patentes de medicamentos e políticas de acesso à saúde.
Ao assumir o comando da Comissão, Zé Vitor agradeceu ao antecessor, deputado Dr. Francisco, e ressaltou a importância do diálogo e da colaboração entre os parlamentares. “Temos uma responsabilidade muito maior que as diferenças das cores partidárias que nos trouxeram até aqui. Que seja um 2025 positivo e produtivo, com a experiência que cada um tem aqui, com aquilo que traz na bagagem”, afirmou.
Em seu primeiro mandato como presidente da Comissão, em 2023, Zé Vitor liderou debates sobre campanhas de conscientização e prevenção de doenças, regulamentação de profissões da saúde, políticas para garantir tratamento oncológico e acesso a medicamentos, além da criação de protocolos para emergências sanitárias.
Entre as iniciativas de destaque, o parlamentar mineiro foi responsável pela implementação das subcomissões permanentes SUBSUS, voltada para aprimorar legislações do SUS, e SUBPLANOS, que analisa questões relacionadas aos planos de saúde privados.
Com a reeleição, Zé Vitor reafirma seu compromisso com a ampliação de debates sobre políticas de saúde pública e privada, buscando melhorias no atendimento à população e fortalecimento do setor no país.